Economia de Água: A limpeza de sua casa gasta muita água?

Aprenda a Limpar sua Casa com Inteligência

IMAGEM DE MULHER LIMPANDO CASA

Limpar a Casa com Consciência

Oi gente,

Continuando nossa série sobre a economia de água, no post anterior, falamos sobre como cozinhar e lavar a louça consumindo pouquíssima água, agora iremos passar para a parte que sem dúvida é a maior vilã da história, a Limpeza da Casa.

Vamos começar pela limpeza da parte externa.

Vidros e Calçadas

Para a limpeza das vidraças, segue uma dica bastante simples e muito prática. Pegue aquele jornal velho do dia anterior. Encha um balde pela metade de água, acrescente um pouco de álcool ou vinagre, mexa bem. Agora molhe o jornal, e passe em toda a área manchada dos vidros.

Ao terminar reutilize o resto da água para a limpeza da calçada. Muita gente irresponsavelmente utiliza uma mangueira para lavar a calçada. Você precisa ter em mente que a sua calçada é um ambiente feito justamente para receber sujeira, pois fica exposta à rua. Para que ela fique realmente limpa sempre, você precisaria lavar toda a rua onde mora, pois a sujeira que está na calçada é justamente a que vem da rua.

Então, você vai passar sua vida lavando calçada, gastando água e mesmo assim ela não vai ficar limpa de verdade, pois ao primeiro carro que passar, vai trazer toda a poeira de volta.

O aconselhável, é que você apenas varra sua calçada, para isso compre uma vassoura de piaçava, que tem as cerdas bastante duras, facilitando a limpeza em regiões de difícil acesso.

É lógico que haverá casos onde a sujeira só sairá com água, então varra o menos sujo, e lave apenas a região que só sai com água.

Área interna

imagem de mulher passando pano nos móveis

Passe um pano úmido para tirar o pó

Na parte interna de sua casa, deve ser a parte que dê menos trabalho, afinal de contas, é limpo todos os dias.

Evite varrer a casa pois você “levanta” a sujeira, ao invés disso passe um pano em toda residência. Para essa missão utilizo o rodo mágico, uso um balde e carrego comigo.

Agora, sei que você está pensando: “Tati, por quê não usar o aspirador de pó?”

Porque estamos falando em economizar água e um aspirador consome em média 80kwats de energia, ou seja, 20 minutos com ele ligado é o mesmo que você desperdiçar 500 litros de água. Portanto, se você quer mesmo economizar: tenha coragem e esqueça o aspirador.

No nosso próximo artigo, falaremos sobre Banho.

Ah não esqueça de compartilhar e comentar, e dê sua sugestão sobre o assunto.

Beijos e até o próximo artigo.

Obrigada pela visita.